Quem sou

“Por que doula?” Você deve estar se perguntando.

Sou bióloga de formação, esposa do Sergio e mãe de três meninos: o Dante, o Tomás e o Estêvão.

Minha história como doula se inicia na data do nascimento do meu primogênito. Se você ainda não leu meu relato de parto, clique aqui e conheça minha história.

O descaso e a violência a que fui submetida no nascimento do meu primeiro filho foi um marco em minha vida. Durante a primeira infância de meu filho fui, junto dele e lentamente, superando os traumas do nascimento.

Estudando noites a fio, descobri a realidade do nascimento no Brasil e que meu filho não precisava ter nascido de cesariana. Descobri tristes histórias de outras mulheres que tiveram o parto roubado por motivos ainda mais esdrúxulos que o meu, mas também descobri belíssimas narrativas de partos naturais e humanizados, inclusive após cesarianas.

Era esse o meu maior desejo: superação. Queria que meu próximo filho viesse ao mundo de forma digna. Além disso, queria compartilhar tudo o que aprendi com outras gestantes. Mas não foi aí que me tornei doula. Foi após o meu segundo parto.

O Tomás teve o privilégio de vir ao mundo após eu já ter estudado e me preparado muito para seu nascimento. Contei com o auxílio de uma doula que teve uma participação mais que especial. Após o meu parto ter sido tão tranquilo e respeitoso, saí convencida do importante papel da doula.

Quando Tomás estava com seis meses, descobri que viria para a minha cidade o curso de doulas “Maternidade é o elo do amor”. Este é o único curso de doulas em nosso país que tem perspectiva cristã. Deus preparou o caminho e tudo ocorreu de forma perfeita para que eu pudesse me formar doula.

Agora sim, eu poderia ajudar outras gestantes a se prepararem para dar à luz, respeitando a natureza e a fisiologia perfeita do corpo da mãe e do bebê. Desde então, meus estudos tem sido voltados para a fisiologia do nascimento; e tenho me capacitado para “cuidar de quem cuida”. Pretendo compartilhar um pouco de meu trabalho e de meus conhecimentos nessa página.

Como a maternidade é uma missão que se inicia na concepção, passa pela gestação e parto, e se estende ao longo da vida – e também pelo fato de eu ter meus três pequenos com quem vivencio aprendizados e ensinamentos ao longo de meus dias -, busco aqui também um espaço para partilhar as reflexões e vivências que a maternidade me proporciona.

Meu currículo

Cursando a graduação de Esposa e Mãe pela universidade da vida. Sem previsão de formatura.

Bióloga. Me formei em Licenciatura em Biologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doula. Formada doula em 2017 pelo curso “Maternidade elo do amor”. Atualização em 2019, pelo mesmo curso.

Educadora perinatal e consultora em amamentação. Formada em 2019 pelo curso “Maternidade elo do amor”

Massoterapeuta. Concluí o curso de Massoterapia da SEDUC em 2018. Dessa forma, tenho capacitação para um atendimento especial voltado para gestantes, incluindo toque de borboleta, massagem relaxante e drenagem linfática.

Aromaterapia. Participei da II Jornada de Aromaterapia e Bem Estar, com a aromaterapeuta Samia Maluf. Me especializei no atendimento com aromaterapia a gestantes através dos cursos “Óleos essenciais para a Gestação, pós-parto e amamentação” e “Óleos essenciais para o parto”, ambos ministrados pela Apotecários da Floresta.

Artista gestacional. Realizo ecografias naturais em gestantes, que nada mais são do que as pinturas realizadas na barriga no final da gestação.