Ecografia Natural, a arte da vida no ventre

Já viu por aí fotos de gestantes com belas pinturas do bebê feitas sobre a barriga? O nome disso é Ecografia Natural – também chamada de Pintura em Barriga, Arte Gestacional, ou Belly Painting –, e é a pintura do bebê na barriga da mãe, feita mais comumente no terceiro trimestre de gestação.

A pintura pode ser realizada pela doula, pela profissional de parto, com a participação do companheiro e dos filhos mais velhos! As tintas não são tóxicas e são específicas para pintura em pele.

O objetivo maior da Ecografia Natural é o puro prazer! A mãe pode descansar, recebendo este cuidado especial, e se maravilhar com seu bebê, visualizando-o de forma artística e também realista – pois a pintura busca retratar a posição real do bebê dentro do útero, por meio do método “Belly Mapping”, desenvolvido pela parteira Gail Tuly (um método através do qual toda gestante é capaz de descobrir a posição do bebê dentro do útero, através da percepção dos movimentos e da palpação.

Muitas mães gostam de realizar a Ecografia Natural durante seus chás de bebê ou chás de bênção, quando poderão compartilhar esse momento especial de forma lúdica com a família e amigos. Outras preferem que esse seja um momento mais íntimo.

Ao final da ecografia natural, é possível guardar a pintura como recordação: basta “carimbar” a barriga, envolvendo-a em um pano, no qual ficará gravada a pintura. Também é ocasião para belas fotografias que servirão de lembrança deste momento especial.

De minha parte, sou apaixonada por arte desde criança. O mundo das ilustrações, gravuras e desenhos sempre foi, para mim, motivo de contemplação, reflexão, e posteriormente uma forma de externalizar sentimentos, emoções, idéias. Porém, com a correria do dia a dia, falta tempo para me dedicar à arte – coisa da qual sinto imensa falta.

As ecografias naturais são, para mim, uma forma de resgatar essa afinidade e ir além: unindo a arte e a doulagem. Cada bebê que eu pinto é único. E toda a minha vontade é poder transmitir um pouco da imensa beleza do milagre da vida que há no ventre de cada mãe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s